noticias novo

Workshop discute desafios de P&D

Foi realizado, na manhã dessa sexta-feira (01/11), um workshop para esclarecer as principais dúvidas sobre a Chamada Pública de Propostas de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, cujas inscrições estão abertas até 30 de novembro próximo. Durante o evento, organizado na sede da Celesc, na Capital, foram apresentados os desafios para os quais as propostas devem ser elaboradas, as expectativas da Empresa em relação aos projetos e os critérios de seleção.

Os interessados de outras regiões do estado e do País puderam participar do workshop acompanhando a transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook. Quem veio à Celesc teve a oportunidade ainda de participar de um Round Table, um conversa direta com celesquianos e membros da equipe de pesquisa e desenvolvimento.

workshop 2

Segundo o gerente da Divisão de P&D e Eficiência Energética, Thiago Jeremias, a Celesc tem o objetivo de investir R$ 180 milhões em P&D até 2023, dos quais aproximadamente R$ 120 milhões no período 2019-2020: “Os desafios são bem grandes. Para isso, a gente incentiva que as instituições façam projetos em rede, ou seja, que os proponentes busquem, como parceiros, um instituto que desenvolva pesquisa básica e uma indústria que possa fabricar o equipamento projetado a posteriori, por exemplo. Queremos fomentar essa interação entre universidade, instituto de pesquisa e indústria para que os projetos tenham maior ganho de escala. Também indicamos que os proponentes tenham parceiros que ajudem financeiramente na execução desses projetos, que chamamos de contrapartida”.

O empregado Luiz Afonso Pereira Athayde Filho, da área de P&D, por sua vez, destaca o que pode ser diferencial na apresentação da proposta: “Você precisa pesquisar pra verificar até onde existe originalidade ou ineditismo no seu projeto; se possível, a gente indica até que um terceiro avalie isso justamente para dar confiança nesse aspecto. Você tem um estudo de viabilidade econômica dentro do critério de razoabilidade de custos. Tem que demonstrar que o projeto proposto é viável em termos de custo, que existe razoabilidade no que se está propondo, na lista de equipamentos a adquirir ou até no custo de homem-hora. Por fim: o produto final precisa contemplar a perspectiva de continuidade ou um ‘depois’. Não basta projetar um protótipo ou mesmo um produto de bancada; é preciso pensar em evoluir e trazer para o mercado, na prática. Isso é que o próprio Programa de P&D pede em termos de relevância e aplicabilidade, que os projetos sejam relevantes para o mercado de energia”.

workshop 1

Saiba mais – A Chamada Pública de Propostas de Projeto de P&D – Desafios e Soluções Esperadas, quer identificar e desenvolver soluções inovadoras que promovam incremento de eficiência e qualidade ao Setor Elétrico.

O edital com as informações sobre a Chamada Pública está disponível em http://site.celesc.com.br/ped/chamadas-publicas e as inscrições dos projetos estão abertas até 30 de novembro de 2019, à exceção das tecnologias Smart City, cujo prazo encerra em 31 de março de 2020.

Podem apresentar propostas de projeto instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, universidades, empresas de consultoria, fabricantes de materiais e equipamentos que apresentem em seu Estatuto Social/Contrato Social/Regimento, atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Por Vânia Mattozo com fotos equipes Comunicação e Comunicaz.