noticias novo

“Sou Legal, Tô Ligado”: Celesc entrega eletrodomésticos mais eficientes para famílias de baixa renda em Curitibanos

Nesta quarta-feira (31), o projeto “Sou Legal, Tô Ligado” da Celesc realizou novas entregas de equipamentos e eletrodomésticos.

Moradores do Meio Oeste catarinense foram beneficiados com a entrega de geladeiras, freezers, chuveiros com trocador de calor e lâmpadas de led. O projeto, voltado aos clientes cadastrados como baixa renda, integra o Programa de Eficiência Energética da Companhia.

Até agora, o projeto já beneficiou cerca de cinco mil unidades consumidoras do Sul, do Norte, do Meio Oeste e da Serra Catarinense, com a entrega de 13.149 lâmpadas, 4.591 trocadores de calor, 1.191 refrigeradores e 140 freezers. A substituição dos equipamentos se dá de forma completamente gratuita para o consumidor e o recolhimento para descarte do equipamento ineficiente é obrigatório.

WhatsApp_Image_2023-06-01_at_18.37.31_1.jpeg

Claudia Proença do Prado, moradora de Curitibanos, celebrou a participação no programa. “Eu estou muito feliz. A gente sempre quer uma coisa melhor na nossa casa. E agora, com um freezer novo, a gente vai até economizar”, disse.

Durante a execução do projeto, mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social devem ser beneficiadas com a entrega de 35.000 lâmpadas led, 10.000 chuveiros com trocador de calor, 2.000 geladeiras e 200 freezers. Os novos equipamentos auxiliam no consumo eficiente de energia elétrica, gerando economia.

“O Programa de Eficiência Energética possui diversos projetos com um objetivo comum: proporcionar a economia de energia para o consumidor por meio de substituição de equipamentos ineficientes por mais econômicos, conscientizá-lo sobre o desperdício e o uso correto da energia elétrica”, afirma a engenheira Manuela Luz Cardoso, responsável pelo projeto junto à Celesc.

Como funciona o “Sou Legal, Tô Ligado”

Os consumidores potencialmente elegíveis para participar do projeto são pré-selecionados a partir do cadastro da tarifa social de energia elétrica e de informações obtidas junto às secretárias de assistência social dos municípios contemplados. Esses clientes da Celesc receberão a visita da empresa contratada, que passará todas as informações necessárias, dispensando a iniciativa do consumidor.

Durante a visita, a empresa executora deve entrar na casa do consumidor, verificar os equipamentos, verificar a conta de energia elétrica da unidade consumidora e os documentos da pessoa responsável presente, explicar o projeto e o funcionamento dos equipamentos, efetuar registros fotográficos e coletar a assinatura do responsável – que pode optar por ser beneficiado pelo projeto ou não. As lâmpadas e os chuveiros eficientes são instalados pela mesma empresa responsável por fazer a visita de diagnóstico, mediante o aceite do responsável.

As empresas executoras desta etapa são a 5EC Engenharia Ltda. e a Lojas Colombo S.A. As equipes da 5EC estarão percorrendo os bairros selecionados devidamente identificados através de crachá com foto e uniformizados e utilizando veículos identificados em ambas as portas frontais com a frase “A serviço da CELESC”, bem como o “Logotipo do Programa de Eficiência Energética ANEEL”, o “Logotipo da CELESC" e o “Logotipo da Executora”.