Santa Catarina conquistou o 3º lugar nacional na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, realizada nesta quinta-feira (6/11) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A estudante Luiza Moreira, do 9º ano do Colégio Cristo Rei, de Içara — município atendido pela Cooperaliança — recebeu a medalha de bronze, ficando entre os três melhores estudantes do país na competição promovida pela ANEEL.
O evento reuniu representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Além da disputa entre os alunos, também foram reconhecidos os professores com melhor desempenho na preparação das equipes. Os vencedores na categoria docente foram:
1º lugar — Felipe Luz de Oliveira (Paraná)
2º lugar — Taiza Rubiane Silva Martins (Amazonas)
3º lugar — Jonas Ribeiro de Oliveira (Maranhão)
A cerimônia contou com a presença de Bruno Clasen, gerente de Projetos de Eficiência Energética da Celesc, que acompanhou a premiação e destacou o resultado como expressão do potencial da educação catarinense e da importância da formação para o consumo consciente de energia.
Ranking geral dos estudantes:
1º — Felipe Feitosa (Roraima)
2º — Izadora Alves (Rio de Janeiro)
3º — Luiza Moreira (Santa Catarina)
4º — Isabela Alexandre dos Santos (Rio Grande do Sul)
5º — Stephany Xavier Custódio (Amapá)
Sobre a ONEE
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é realizada pela ANEEL, por meio do Programa de Eficiência Energética, com coordenação do Instituto Abradee. A edição 2025 teve como empresa proponente a RGE, distribuidora do grupo CPFL. A iniciativa mobilizou mais de 348 mil alunos e 19 mil professores em todo o país, com conteúdo voltado para o uso eficiente da energia, redução de desperdícios e impacto ambiental. Participaram 48 distribuidoras, incluindo cooperativas como a Cooperaliança, e concessionárias como a Celesc.

