noticias novo

Por meio de programa de Eficiência Energética, Celesc atende moradores de Tubarão

Empresa entregou eletrodomésticos do programa “Sou Legal, Tô Ligado” e vai instalar painéis fotovoltaicos em creche

A Celesc realizou nesta segunda-feira (05), a entrega de 80 refrigeradores às vítimas da enchente que castigou a cidade de Tubarão, Sul de Santa Catarina, em maio deste ano. A família da dona Marly da Silva Virgínio foi uma das beneficiadas pela quarta edição do programa “Sou Legal, Tô Ligado”, que beneficia famílias de baixa renda através da troca de eletrodomésticos antigos – e que consomem mais energia - por outros mais novos e eficientes.

gel

“A Celesc tem a função pública de prover energia para o desenvolvimento sustentável, e o ‘Sou Legal, Tô Ligado!’ representa muito bem essa missão. São ações como esta que colocam a empresa entre as três melhores concessionárias do país, reconhecida por nossos clientes e pela agência reguladora ANEEL”, afirma o presidente da Companhia, Cleicio Poleto Martins.

Ao todo, o projeto realizará a troca de 2 mil geladeiras e 200 freezers, além da instalação de 10 mil chuveiros com trocadores de calor, com investimento aproximado de R$ 20 milhões. A expectativa é de que as entregas de todos os eletrodomésticos sejam realizadas até abril de 2023.

“Os equipamentos eficientes que compõem o programa ‘Sou Legal, Tô Ligado!’ proporcionam economia de energia e de água, refletidas às famílias beneficiadas em uma economia financeira. Com isso, contribuímos tanto para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, como para a diminuição dos impactos ambientais”, ressalta o gerente dos Programas de Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias.

Creche será contemplada com instalação de painéis solares

ggf

Ainda nesta segunda-feira, foi assinada a Ordem de Serviço para a instalação de um sistema de Geração Fotovoltaica, com potência de 17,1 kW, na creche Lar da Menina, em Tubarão. A ação é promovida pela Celesc, por meio do seu Programa de Eficiência Energética.

“Com os painéis fotovoltaicos, o Lar da Menina terá geração de energia limpa e renovável, o que representará uma redução de cerca de 80% da conta de energia da instituição”, conta a diretora de Planejamento, Controles e Compliance da Celesc, Pilar Sabino da Silva.

Prestes a completar 60 anos de existência, o Lar da Menina atende a cerca de 200 crianças em situação de vulnerabilidade. O ato foi celebrado pela diretora da creche, Irmã Sirlete de Almeida, que afirmou que a instituição filantrópica poderá avançar em várias frentes com a energia solar.

“Recebemos essa notícia com muita alegria. Hoje temos um custo alto com energia e com a economia trazida pela energia solar, poderemos investir em mais conforto e comodidade para as crianças. Mais para frente queremos instalar ar-condicionado e televisores nas salas”, confessou a diretora.

Sobre o projeto Sou Legal, Tô Ligado

O projeto "Sou Legal, Tô Ligado!" é desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em sua quarta edição, a iniciativa busca beneficiar consumidores em situação de vulnerabilidade social, sem débitos com a Celesc, e com equipamentos antigos e ineficientes, como lâmpadas, chuveiros, geladeiras e freezers.

A substituição dos equipamentos é totalmente custeada pela Celesc, e realizada após avaliação da viabilidade técnica e econômica. Os beneficiários são selecionados em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social dos respectivos municípios. A Celesc também se responsabiliza pelo descarte ambientalmente adequado dos equipamentos antigos.

Ao todo, esta edição beneficiará 34 municípios. São eles: Abdon Batista, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Balneário Gaivota, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bocaina do Sul, Bombinhas, Calmon, Camboriú, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Capivari de Baixo, Cerro Negro, Criciúma, Fraiburgo, Garopaba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Lebon Régis, Monte Carlo, Navegantes, Paulo Lopes, Penha, Porto Belo, Rio Rufino, Santo Amaro da Imperatriz, São João do Itaperiú, São José do Cerrito, Sombrio e Tubarão.

Desde 2019, a Celesc já investiu mais de 40 milhões de reais em programas de eficiência energética destinados a moradores de comunidades baixa renda, bem como projetos para moradores de áreas rurais.

Sobre o Lar da Menina, de Tubarão

O Lar da Menina é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há 59 anos desenvolve um trabalho social na área da educação infantil, em Tubarão. Além do serviço, a instituição desenvolve um projeto voltado a crianças em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Atualmente, são atendidas cerca de 200 crianças de 2 a 8 anos de idade em período parcial e integral.