noticias novo

Fórum reúne profissionais de Telecom para discutir segurança

Consolidar uma cultura de prevenção foi o principal propósito do Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho em Atividades de Telecom, realizado nesta terça-feira, 15, na Administração Central da Celesc, em Florianópolis. O evento teve a proposta de disseminar, principalmente, conteúdo sobre segurança no trabalho e saúde para profissionais de telecomunicações. “Segurança é assunto para todos envolvidos nessa atividade; aqueles que acessam um poste devem estar cientes dos riscos”, destaca o engenheiro de Segurança do Trabalho da Celesc, Fábio Rafaelli.

Em Santa Catarina, neste ano, dois técnicos – um de telecomunicações e outro da iluminação pública – foram vítimas fatais de acidentes na rede elétrica. Em 2018, esse número foi maior embora sem vítimas fatais. Em 2017, três pessoas vieram a óbito por acidente enquanto faziam reparos na iluminação pública ou na rede de telecomunicações.
Na área de concessão da Celesc, a rede elétrica está composta aproximadamente por 1,8 milhão de postes; a maioria deles compartilhados com as 421 empresas de telefonia, TV a cabo e manutenção de iluminação pública com atuação no estado catarinense.

Na pauta de discussão do Fórum estavam segurança nos trabalhos próximos à rede de energia, aplicação da norma NR-10, apresentada pelo diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Aguinaldo Bizzo, e ainda a apresentação do Programa de Fiscalização do Ministério da Economia para o setor de Telecom no estado de São Paulo pelo Auditor Fiscal Gianfranco Pampalon.

Rafaelli celebrou a parceria com o evento pelo segundo ano consecutivo e afirmou que a iniciativa contribui muito para a promoção da segurança no trabalho, especialmente em um setor de tantas complexidades, como é o Elétrico. Representando a Empresa, ele recebeu um troféu pelo engajamento no projeto.

rafaelli

O evento foi organizado pela Celesc, Acest (Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho), FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), Ministério da Economia, Canpat (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis), em parceria com Crea-SC e Ministério Público do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho, com apoio da Leal Equipamentos de Proteção e Westex.

Parceria Pela Vida – Antes do encerramento, foi realizada a premiação da etapa estadual do Programa Parceria pela Vida, promovida pela Leal Equipamentos de Proteção, que elegeu as seis melhores frases e imagens entre as 31 inscritas por empregados de 17 empresas que atuam em Santa Catarina. Os finalistas receberão passagem e hospedagem para participar da grande final, que será em Campinas (SP), no próximo dia 28 de novembro.

Confira abaixo os vencedores desta etapa:

CELESC – JEFERSON RAFAEL BARBOSA: “Seja a linha de vida de quem você ama.”

 JEFERSON RAFAEL BARBOSA


SERRANA – VALDEMIRO RAIMUNDO
: “Um bom profissional ama o que faz, com segurança, para não ficar para trás!”

VALDEMIRO RAIMUNDO

FORTLUX – MIGUEL NAKONECZNY: “
A Deus, nós pedimos proteção no trabalho e ele nos concede, mas é nosso dever executar com confiança e segurança um serviço bem feito."

MIGUEL NAKONECZNY

ELETROSUL – BRENO AVELINO MACHADO: "Trabalhar 100% conectado não é uma imposição ou obrigação. É mais do que isso. É a oportunidade ímpar que temos de retornar para casa intactos. É o ato responsável de proteger a nós mesmos e a quem está à nossa volta na execução dos trabalhos e a certeza de nossa conexão com a segurança e saúde de toda a equipe."

BRENO AVELINO MACHADO


UNIFIQUE TELECOM – JULIO CEZAR VICENTE FERREIRA:
"Para viver os melhores momentos ao lado de quem é importante para você, deve ser leal aos equipamentos que garantem sua segurança!"
 JULIO CEZAR VICENTE FERREIRA


SQELUZ – CAMILLA ZIEGLER: "Viva o caminho, ame a jornada. #segurançaemprimeirolugar #iluminaçãopública"

CAMILLA ZIEGLER