noticias novo

Construção de subestação da Celesc marca 2ºJantar de Ideias em Botuverá

Mais de 300 pessoas estiveram presentes no 2º Jantar de Ideias do Núcleo de Empresários de Botuverá na noite desta quarta-feira, 12 de junho. O evento teve a presença do secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper, que palestrou, do presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, de prefeitos e vereadores de toda a região.

jantar

Presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Rita Cassia Conti, destacou a importância do encontro. “Essa ponte entre o setor público e privado é algo que a ACIBr faz com muita credibilidade, em quase 90 anos de história. São melhorias que buscamos em infraestrutura, energia, saúde, segurança pública e demais áreas que impulsionam o desenvolvimento regional”, destacou ela.

Na ocasião foi realizado o ato solene de entrega de um terreno feito pela prefeitura de Botuverá para a Celesc. Lá será construída nova subestação de energia para o abastecimento de toda a cidade e região.

Em discurso, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, anunciou que a obra receberá um investimento de R$ 75 milhões e terá um impacto imediato na qualidade do fornecimento de energia. “Em Botuverá registramos uma demanda reprimida, ou seja, máquinas estão paradas porque não se tem energia suficiente. Esta é uma das regiões que mais cresce em relação ao estado, assim como Santa Catarina cresce mais do que a realidade brasileira. Por isso, o nosso papel é disponibilizar este recurso, fundamental para o aumento da arrecadação, da geração de empregos e da renda”, diz Rosa.

Já o diretor técnico da Celesc, Cláudio Varella, pontua os próximos passos da subestação em Botuverá. “Ao receber o terreno, damos início ao licenciamento ambiental, definindo o trajeto da linha e a forma de construção. Com os alvarás emitidos, iniciamos a licitação, seguida pela obra, estimada entre 18 e 24 meses. Com o início da operação em Botuverá, a subestação do bairro Rio Branco terá sua capacidade de energia ampliada para Brusque e Guabiruba. Desta forma, toda a região será beneficiada”, ressalta.