noticias novo

Colheita de pinhão em Santa Catarina: Celesc alerta para cuidados com a rede elétrica

Com a chegada do frio, a tradicional colheita de pinhão em Santa Catarina retoma sua atividade, especialmente na região Serrana. Durante este período, a Celesc alerta para os cuidados necessários para evitar acidentes.

A preocupação surge devido ao aumento das notificações de choques elétricos registradas pela Celesc nesta época do ano, decorrentes do contato ou proximidade das varas ou hastes longas utilizadas na colheita com a rede de alta tensão.

"A colheita de pinhão exige atenção especial aos perigos envolvidos. O contato ou mesmo a aproximação das varas de bambu ou outros materiais com os cabos energizados pode provocar choques elétricos graves, resultando em queimaduras severas e até óbitos, seja a pessoa no chão ou no alto do pinheiro", alerta Vanessa Salvati, gerente regional do Núcleo Planalto.

Além do risco de choque elétrico, há também o perigo de queda durante a escalada e a possibilidade de ser atingido pelas pinhas. Portanto, é essencial tomar todas as medidas preventivas, avaliar todos os riscos e utilizar os equipamentos de segurança adequados.

Recomendações da Celesc para a prevenção de acidentes:

Antes de iniciar a colheita, avalie todos os riscos envolvidos.

Verifique a existência de fios, postes, transformadores e outros equipamentos da rede elétrica nas proximidades. Se estiverem próximos, evite a colheita no local.

Não utilize varas com comprimento suficiente para atingir ou se aproximar dos cabos, postes ou equipamentos da rede, independentemente do material da vara.

Não suba em árvores onde a fiação de energia esteja muito próxima ou entre os galhos. A escalada sem os materiais de segurança adequados também oferece risco de queda.

Utilize outras técnicas de extração que não necessitem aproximação com a rede elétrica. Aguardar a queda natural das pinhas e colhê-las diretamente no chão é a melhor alternativa em casos que ofereçam riscos.

Em caso de emergências elétricas, o consumidor pode acionar a Celesc pelo telefone 08000 48 0196.