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Clientes da Celesc nas regiões de Tubarão e Rio do Sul poderão pagar fatura de energia via boleto bancário

A partir de 1º de setembro, moradores dos 39 municípios atendidos pela Celesc nas regiões de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, passam a receber suas faturas de energia elétrica em formato de boleto bancário. 

A novidade permite que o pagamento da conta seja efetuado em qualquer instituição bancária, casa lotérica, internet banking, aplicativos de bancos, caixa eletrônico, banco digital e correspondente bancário, mesmo até seis meses após o seu vencimento. Depois desse prazo, o consumidor deve procurar a Celesc para emissão de uma nova fatura.

Vale destacar que o banco Bradesco será o emissor dos boletos e que seu pagamento só poderá ser realizado no dia seguinte à sua emissão, pois necessita de registro bancário", explica o gerente financeiro da Celesc, Fernando Yamakawa.

Com mudança, que também não permite o pagamento da conta em duplicidade, ao realizar o pagamento no caixa eletrônico, internet banking, aplicativos e casas lotéricas, o cliente deve escolher a opção boleto bancário e/ou de cobrança e não mais pagamento de luz, água, telefone. Caso seja selecionada a opção para ler o código de barras, o pagamento será processado normalmente.

Em junho, clientes da distribuidora que integram o Grupo A – alta tensão, como empresas e indústrias — já haviam sido beneficiados pela novidade. Em julho, a nova opção de pagamento foi disponibilizada a clientes cadastrados para receber a fatura por e-mail, medida que atingiu cerca de 10% dos consumidores da Celesc, e também aos moradores de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Agora, a medida atenderá cerca de 290 mil unidades consumidoras, sendo aproximadamente 155 mil na região de Tubarão, e 135 mil na região de Rio do Sul.

A previsão é que até o fim do ano ela seja ampliada a todos os catarinenses, a exceção será para clientes cuja fatura é paga via débito automático em conta corrente (para esses casos, nada muda) e também para cadastros antigos que não contenham CPF ou CNPJ, pois esse dado é obrigatório na emissão do boleto. Nos casos dos cadastros desatualizados, os clientes receberão as faturas de energia no formato atual, restrito ao pagamento em 12 instituições financeiras. “Por isso é importante que o cliente mantenha seus dados atualizados junto à Celesc”, reforça Yamakawa.

Confira a lista de municípios contemplados nesta etapa do projeto:

Tubarão – Tubarão, Pedras Grandes, Laguna, Jaguaruna, Orleans, Garopaba, Imarui, Imbituba, Capivari de Baixo, Sangão e Pescaria Brava.

Rio do Sul – Rio do Sul, Vidal Ramos, Ituporanga, Atalanta, Agrolândia, Petrolândia, Imbuia, Ibirama, Presidente Getúlio, Dona Emma, Witmarsum, Agronômica, Lontras, Presidente Nereu, Aurora, Laurentino, Pouso Redondo, Trombudo Central, Rio do Oeste, Taió, Salete, Rio do Campo, Leoberto Leal, Vitor Meireles, José Boiteux, Braço do Trombudo, Mirim Doce, Chapadão do Lageado.

Atualização cadastral

Para efetuar o pagamento de suas contas de energia no formato de boleto, o consumidor que não tenha CPF ou CNPJ registrado junto à Celesc deverá procurar uma das 259 lojas de atendimento presencial para fazer a atualização do seu cadastro. Este atendimento não exige agendamento prévio.

No caso de pessoa física, basta comparecer portando RG e CPF do titular. Para pessoa jurídica, é preciso levar a última alteração do contrato social, caso consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes), a inscrição do CNPJ atualizada e extraída do site da Receita Federal, CPF e documento de identificação oficial com foto do responsável legal. Se a solicitação for realizada por terceiros, também serão exigidas as procurações.