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Ciclone: Sábado inicia com 97% do sistema elétrico restabelecido em SC

As 300 equipes de eletricistas da Celesc entram no seu quinto dia de trabalho sem interrupção para restabelecer o sistema elétrico em Santa Catarina, que sofreu os maiores danos em mais de 60 anos de história, após a passagem do “ciclone bomba”, no dia 30 de junho. Cerca de 97% das unidades consumidoras do estado estão com acesso à energia elétrica e o foco dos trabalhos, nesse momento, são os ramais e transformadores de baixa tensão.

Embora o fornecimento de energia esteja normalizado na maioria das regiões, a Grande Florianópolis, o Planalto Serrano e o Planalto Norte, são as áreas mais atingidas. Equipes de outras partes do estado foram deslocadas para acelerar o atendimento nesses locais, especialmente no interior, onde o terreno acidentado dificulta o acesso dos eletricistas e das estruturas necessárias para recompor o sistema elétrico. Com esse reforço, a previsão é de que os trabalhos se estendam ao longo do fim de semana, até que tudo esteja resolvido.

BlumenauMesmo durante a noite os trabalhos não param. Nesta foto, eletricistas trabalham para recompor o sistema elétrico na região de Blumenau. Foto: Divulgação/Celesc.


Para garantir a segurança dos profissionais, antes de substituir as estruturas e de fazer os reparos necessários, os eletricistas inspecionam e testam a rede, para garantir que não há passagem de corrente elétrica. Por isso, a Celesc reforça o alerta para que a população se mantenha afastada de cabos, fios e estruturas de metal, que podem oferecer grande risco à vida.

Para quem ainda deseja comunicar a empresa a falta de energia elétrica, a orientação é para que o faça por meio do App Celesc, disponível nas lojas de aplicativos de celulares iOS e Android, já que com a alta demanda do Call Center (0800 48 0196 ) pode haver atraso no atendimento ou na identificação dos locais afetados. Outras opções são o ícone “Sem Luz”, disponível no site da empresa e o envio de SMS para 48196, com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.

 

Por Heda Wenzel
Comunicação Celesc