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Ciclone:  Celesc restabelece 95% do sistema elétrico catarinense

Após três dias de trabalho ininterrupto, as 300 equipes de eletricistas da Celesc conseguiram restabelecer 95% do sistema elétrico em Santa Catarina, que sofreu danos significativos após a passagem do chamado “ciclone bomba”, na última terça-feira.

Neste momento, as regiões que mais sentem os efeitos da maior tragédia no sistema elétrico do estado em 60 anos são a Grande Florianópolis e o município de  Lages. Equipes de reforço foram deslocadas das áreas já recuperadas para as que ainda apresentam muitas demandas. A população pode acompanhar o andamento dos trabalhos no mapa que mostra a situação em tempo real, no site da Celesc: www.celesc.com.br.

As condições de cada ocorrência vêm sendo avaliadas pelas equipes de atendimento e a intenção da empresa é recompor grande parte do sistema ainda hoje, mas dependendo da complexidade e do acesso a algumas regiões, os casos mais complicados podem ser resolvidos até domingo. Enquanto isso, a Celesc pede atenção aos catarinenses para que mantenham-se afastados de cabos, fios e postes, pois eles podem estar energizados, oferecendo sério risco à vida.

Também esclarece que alguns casos são mais complexos do que aparentam. Por exemplo, quando há queima do fusível, outros componentes da rede são afetados e também precisam ser substituídos por uma equipe de profissionais especializados da companhia.

Além disso, existem situações em que parte dos consumidores de uma mesma localidade podem estar com a rede energizada e outros não. Isso acontece porque mesmo quando o alimentador é recuperado, alguns transformadores que levam energia a imóveis de áreas próximas podem apresentar problemas e precisar de reparos.

Nesses casos, a orientação é fazer um novo registro sobre a falta de energia, de preferência pelo App Celesc (para iOs e Android), ou no ícone “Sem Luz” no site da empresa. Atualmente, o Call Center para emergências da Celesc - 0800 48 0196 - está funcionando, mas devido à alta demanda pode haver atraso no atendimento ou na identificação dos locais com defeito na rede de distribuição. Outra opção é enviar SMS para 48196, com a mensagem SEM LUZ.

 

Por Heda Wenzel
Comunicação Celesc