noticias novo

Celesc trata com Procons e MPSC sobre medidas de combate a efeitos causados pelo atraso no serviço de leitura de consumo feito por terceirizada

Nesta quinta-feira (27), a Diretoria Comercial da Celesc esteve reunida com o diretor do Procon de SC, Alisson Luiz Micoski, com o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz e com o promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, da 29º Promotoria do Direito do Consumidor do MPSC, para tratar das medidas adotadas pela Companhia a fim de mitigar os efeitos causados pela atuação da empresa terceirizada que atrasou os serviços de leitura do consumo de energia e entrega das faturas a clientes da Grande Florianópolis e regiões Norte e Sul de Santa Catarina.  

A principal providência tomada foi a rescisão deste contrato, mas a Celesc mantém conversas com empreiteira, que se comprometeu em continuar os trabalhos até o fim do mês de maio.

A partir de 1º de junho, uma ou mais empresas, contratadas de forma emergencial pela Companhia, devem dar prosseguimento aos serviços de medição e entrega de fatura. Contudo, a transição entre uma empresa e outra pode gerar transtornos (contratação de equipes, equipamentos). A Companhia destaca que nenhum prejuízo será gerado ao consumidor. 

Entenda o caso

A prestadora de serviço passa por recuperação judicial e sofre problemas administrativos e, por isso, deixou de pagar os empregados, que paralisaram seus serviços. No último dia 17 de abril, depois de um acordo judicial, os salários dos leituristas foram colocados em dia.

Contudo, apesar de todos os esforços da terceirizada para recuperar as medições, os atrasos nos serviços continuam e algumas leituras ainda podem ser realizadas pela média dos últimos 12 meses. Tal situação, levou a Celesc a tomar a decisão de romper o referido contrato. Agora, a Companhia concentra seus esforços para normalizar a situação o quanto antes.

Canais de atendimento

A Celesc reforça que os clientes podem utilizar os canais digitais para emitir a 2ª via da fatura e verificar do histórico de consumo. São eles:

-  WhatsApp (48 99860-0067);

- Aplicativo gratuito para Android (http://bit.ly/appCelescAndroid) e iOS (http://bit.ly/appCelesciOS);

- Site (www.celesc.com.br);

- Telefone comercial 0800 048 0120 e lojas físicas da Empresa.

Leitura pela média

Diante do atraso na leitura dos medidores do consumo de energia e na entrega das faturas, as leituras estão sendo realizadas pela média dos últimos 12 meses. Nestes casos, a eventual diferença entre o consumo faturado pela média e o verificado na leitura seguinte é cobrada do cliente, porque o medidor mostra a energia consumida de fato, inclusive no período que não foi verificado. Se houve um consumo maior do que o faturado pela média, a diferença é cobrada na fatura seguinte. Já se o consumo foi menor, a eventual cobrança extra fica como crédito para o cliente na próxima conta. Com a volta dos trabalhos de leitura e entrega de faturas, todas as contas serão geradas pela leitura do consumo real, e não pela média.