noticias novo

Celesc participa do 1º Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos

A Celesc marca presença no 1º Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos (Cobrave), que está sendo realizado até esta quarta-feira, 19, no CentroSul, em Florianópolis. No evento, a companhia mantém um stand aberto e uma exposição de carros elétricos.

Nesta terça-feira, 18, durante participação no painel Impacto no Longo Prazo da Mobilidade Elétrica no Sistema Elétrico Brasileiro, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, falou sobre os eletropostos da companhia, implementados por meio do projeto Corredor Elétrico Catarinense. “No Estado de Santa Catarina, se vê de norte a sul os eletropostos da Celesc. De leste a oeste também. Desde 2015, são 34 postos de abastecimento implantados. Já é uma experiência consolidada. Com isso, é possível se movimentar pelo Estado com os eletropostos da distribuidora”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 04 19 at 10.58.08

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, em um dos carros elétricos da companhia 

A Celesc também estará presente, nesta quarta, 19, no painel Aspectos Regulatórios, com a participação do gerente do Corredor Elétrico Catarinense, Marco Aurélio Gianesini. Na oportunidade, ele vai dar detalhes sobre a iniciativa que instalou 34 eletropostos em todo o Estado.

Iniciativas da Celesc

Corredor Elétrico Catarinense - Com 1,5 mil km de extensão, Santa Catarina conta hoje com um dos maiores corredores elétricos do País. Ao longo dos trajetos abrangidos pelo Corredor Elétrico Catarinense estão instalados 34 eletropostos espalhados por 25 municípios do Estado, dando autonomia a quem cruza Santa Catarina, inclusive nas áreas de fronteira com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. Ao todo, a Celesc investiu R$ 7,1 milhões na iniciativa, que também recebeu aporte de R$ 200 mil de parceiros da distribuidora.

ce869b4a 799b 40d4 a016 277b05efebfe

Os eletropostos estão divididos em estações rápidas e semirrápidas. A diferença entre elas é que a primeira é de alta potência, sendo capaz de realizar recargas em até 40 minutos, enquanto a segunda disponibiliza baixa potência e é usada para recargas públicas em centros urbanos. Cada recarga completa é capaz de gerar autonomia de 235 km a mais de 500 km, de acordo com o veículo abastecido.

Projeto ConverTE – Em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Celesc desenvolve o projeto ConverTE, para conversão de carros de frotas públicas movidos a combustão em veículos elétricos. Maior financiadora, a Celesc investiu R$ 5,4 milhões na iniciativa, com contrapartida de cerca de R$ 1 milhão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e R$ 330 mil do Polo de Inovação em Sistemas Inteligentes de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina (PE-IFSC).