Estão abertas as inscrições para projetos culturais serem beneficiados pela Celesc por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Serão aceitos projetos nas modalidades Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Centros Culturais; Literatura; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material, Pesquisa e Documentação, e Artes Integradas.
Os interessados devem acessar o edital publicado na Plataforma Prosas: https://prosas.com.br/editais/14886-edital-0012024-de-cadastro-de-projetos-do-programa-de-incentivo-a-cultura-pic e ficar atentos aos requisitos exigidos no edital de Cadastro de Projetos, onde estarão os detalhes sobre documentação necessária e modalidades de aporte.
Os projetos culturais devem possuir a Autorização de Capt ação vigente emitida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro de 2026. Para mais informações, entre em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Segundo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Celesc reafirma o compromisso do governo com o desenvolvimento social e cultural do estado. “Nosso governo tem lançado e apoiado iniciativas que fortalecem a identidade cultural e promovem o acesso à arte em todas as suas formas. Estamos impulsionando o crescimento de nossa cultura e oferecendo novas oportunidades para artistas e projetos catarinenses prosperarem”, ressaltou ele.
O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, falou sobre sua satisfação ao dar continuidade ao Programa de Incentivo à Cultura. “Acreditamos que a cultura é um pilar importante para o desenvolvimento humano e social, e nossa meta é oferecer oportunidades para que artistas e projetos culturais possam prosperar e alcançar novos públicos. Por meio deste edital, estamos ampliando o nosso apoio a iniciativas criativas que fortalecem a identidade cultural de Santa Catarina e promovem o acesso à cultura em todas as suas formas”, disse.
Em 2023 a Celesc foi a empresa que fez o maior aporte no PIC, contemplando 54 projetos com mais de R$ 22 milhões de reais em projetos espalhados por todo território catarinense. Com mais este edital, a Celesc reforça o seu compromisso com o desenvolvimento cultural de Santa Catarina.