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Celesc é sede de Seminário Abradee de Melhores Práticas em Avaliação pelo Cliente

Representantes de 39 empresas do setor de distribuição de energia elétrica de todo o País se reuniram no auditório Milan Milasch, na Administração Central, para o Seminário Abradee de Melhores Práticas (SAMP) emAvaliação pelo Cliente.

Mais de 100 pessoas participaram presencialmente do encontro, que também foi transmitido online pelo Celesc Capacita ao longo desta terça e quarta-feira, 15 e 16.

O objetivo do Seminário promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) é disseminar as ações adotadas pelas companhias do segmento, proporcionando troca de experiências ecompartilhamento de ideias.
Durante a abertura, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, falou da satisfação em receber a iniciativa e destacou a importância do evento. “É uma honra estarmos aqui após ter recebido o prêmio Abradee de melhor distribuidora na região Sul e o terceiro lugar nacional em avaliação pelo cliente e em evolução de desempenho. Acredito que esse será um momento essencial de aprendizado e troca de informações, para que possamos solucionar problemas que já foram resolvidos por outras companhias, e ajudar aquelas que estão com obstáculos que nós já conseguimos resolver”, disse.

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Foto: Amanda Rosa/Celesc

O Diretor Regulatório da Abradee, Ricardo Brandão, também destacou o fato de o segmento de distribuição funcionar por áreas de concessão, o que permite que as empresas não tenham uma concorrência direta e, assim, consigam compartilhar suas experiências de forma genuína. “No final das contas, a distribuidora de energia elétrica é uma prestadora de serviço público, e a centralidade está no consumidor. Todo trabalho que fazemos tem como objetivo final a satisfação do cliente, e por isso este SAMP de Avaliação pelo Cliente é tão fundamental”, apontou.

Mais de 20 apresentações foram realizadas ao longo do evento, englobando cases de transformação digital, omnicanalidade, prazos de serviços comerciais, planos de satisfação, comunicação com clientes, entre outros.

Celesc anfitriã

Como anfitriã do evento, a Celesc contou com diversas apresentações de cases importantes.
A primeira foi realizada pelo assistente técnico da Presidência (ATEC), Pablo Cupani Carena, que fez uma exposição detalhada da Celesc, seu contexto estadual e suas especificidades em termos de composição do mercado, consumo de energia, infraestrutura, adversidades climáticas e assim por diante.

Pablo explicou alguns dos fatores que vem contribuindo com o bom desempenho da Empresa em termos de avaliação pelo cliente, citando como exemplo o contrato de concessão atrelado a metas, o plano de resultados determinado pela Aneel entre 2017 e 2019, o financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a revisão periódica do Plano Diretor e um conjunto de ações adotadas para aprimoramento do sistema elétrico. “Todas as melhorias que atingimos são resultado de um trabalho de anos caminhando na mesma direção. Nada acontece de um dia para o outro no nosso setor, e por isso é tão importante essa gestão por indicadores que temos priorizado”.

Ainda no primeiro dia, a assessora de Responsabilidade Social (ASRS), Regiane Marlene Dias, trouxe o case da Celesc na área, apresentando as diretrizes que guiam o trabalho e a estratégia de gerar valor para todos os envolvidos na Empresa, incluindo clientes, empregados, fornecedores e a sociedade em geral. Além disso, Regiane apresentou as principais iniciativas da ASRS, como os programas Jovem Aprendiz, Celesc nas Escolas e Celesc Solidária.

Já o gestor da Unidade de Coordenação do Projeto SIGA/SAP (UCPS2), Cristiano Ghisi, falou sobre o projeto Conecte, responsável pela transição do atual sistema comercial SIGA para o SAP/HANA, que irá trazer inúmeros benefícios para os consumidores da Celesc, bem como para os empregados. Como explicado por Ghisi, as novidades envolvem, além da implantação da solução comercial em si, o desenvolvimento de uma nova agência comercial, de aplicativo móvel, de totem para atendimento, entre outras inovações.

Na quarta-feira, foi a vez do diretor de distribuição (DDI), Cláudio Varella, abordar o case operacional de restabelecimento de energia no ciclone que atingiu o estado em meados de julho, pontuando como as equipes atuaram na recuperação do sistema e os aprendizados adquiridos. Varella trouxe, ainda, os detalhes do plano de investimentos da Companhia, que prevê a aplicação de R$ 4,5 bilhões no sistema elétrico catarinense até 2026.

Na área de medição inteligente, o engenheiro eletricista Eduardo de Liz Hampel, da Divisão de Automação da Medição (DPGT/DVAM), falou sobre o projeto piloto de instalação de medidores inteligentes em Araranguá, explicando a logística de implantação, os desafios enfrentados e os ganhos trazidos à Companhia e aos clientes, como a melhoria na gestão de consumo e perdas, a realização de alguns serviços comerciais de forma remota e a identificação instantânea de ocorrências na rede elétrica. Também foram abordados os aprendizados da aplicação do projeto, que agora será replicado em Florianópolis.

Por fim, o assistente de relações institucionais da presidência, Marcelo Tolentino, fez uma exposição sobre a importância da comunicação humanizada para a experiência do cliente, exemplificando com o case de presença digital da Celesc.O jornalista explicou algumas das ações adotadas pela Empresa nos últimos meses, as quais impactaram positivamente as métricas das redes sociais e trouxeram resultados importantes junto à imprensa catarinense.

Sobre o SAMP

O Seminário Abradee de Melhores Práticas (SAMP) faz parte do Programa Benchmarking da Abradee, que reúne e apresenta para as distribuidoras de todo o Brasil os melhores exemplos de sucesso em temas como Comunicação, Saúde e Segurança e Gestão Operacional.
Por Amanda Regina Rosa (DPGP/Supervisão de Comunicação Interna)