noticias novo

Celesc e Secretaria de Estado de Educação avaliam resultados de parceria em reunião

 rree

O gerente da Divisão de Eficiência Energética (DPPE/DVEE), Thiago Jeremias, expressou a importância da parceria durante a reunião. "A Eficiência Energética é um pilar fundamental para a sustentabilidade e o desenvolvimento de nossa sociedade. Estamos comprometidos em capacitar a próxima geração de profissionais para entenderem o valor da energia e adotarem práticas mais eficientes. Essa parceria com as instituições de ensino técnico e superior, é um passo crucial nessa direção”, disse.

Durante a reunião, também foi discutido um projeto pioneiro que ocorreu entre os anos de 2020 e 2022. Na época, a Celesc implantou laboratórios de eficiência energética em seis Centros de Educação Profissional (Cedups) do estado.

Gerente de projetos de Eficiência Energética, o celesquiano Rodrigo José Hoffmann comentou os resultados da iniciativa. “Esses laboratórios proporcionaram um ambiente prático para que os alunos possam aprender sobre tecnologias e práticas que economizam energia, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo a conscientização sobre a importância da eficiência energética”, afirmou.

Outro destaque do encontro, relatado por Rodrigo, foi a "Olimpíada Nacional de Eficiência Energética," que beneficiou alunos do 8º e 9º ano, em diversas escolas catarinenses. Esse projeto envolveu a capacitação dos professores, desafios gamificados e provas aos alunos inscritos na competição.

“A competição não apenas fomentou o interesse dos alunos pelo tema, mas também incentivou a aplicação prática de conhecimentos em suas próprias escolas e residências”, salienta Rodrigo. Em Santa Catarina, participaram 4.792 alunos, 169 professores e 106 escolas, abrangendo instituições públicas e privadas. 

A parceria estabelecida entre a Celesc e a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina tem como objetivo ampliar programas e projetos como esses, além de proporcionar recursos adicionais para escolas profissionalizantes, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A colaboração promete preparar os estudantes não apenas para um futuro profissional promissor, mas também para um futuro sustentável, no qual a eficiência energética seja uma prioridade.