noticias novo

Celesc apresenta resultados de projeto inovador na área de Regulação do setor elétrico

A Celesc Distribuição apresentou, em workshop virtual realizado nesta quinta-feira (17), os resultados de um projeto idealizado e desenvolvido pela companhia para obtenção de uma metodologia mais eficiente na definição dos conjuntos elétricos utilizados pela Agência Nacional de Energia (ANEEL).

A ideia é obter metas mais verossímeis dos indicadores de continuidade e de qualidade do fornecimento de energia elétrica das distribuidoras (DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor e FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor), analisados para a manutenção da concessão da companhia. O evento contou com a participação de representantes de empresas do setor elétrico de várias regiões do Brasil.

“Nosso principal objetivo neste estudo é contribuir com as evoluções regulatórias no setor, com base em estudos científicos estatísticos, tão necessários para a solidez do sistema elétrico”, destacou o diretor de Regulação e Gestão de Energia da Celesc, Fábio Valentim da Silva. O projeto foi desenvolvido no campo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), pelas equipes das áreas de Regulação e Técnica da empresa. “O consumidor tem direito de um serviço de qualidade, de acordo com indicadores de eficiência compatíveis com sua região. Essa nova metodologia permite comparações regionais mais fidedignas e, com isso, melhor direcionamento dos investimentos”, afirmou o diretor.

Dentro do projeto foi apresentado, ainda, um software como produto final, desenvolvido em parceria com a Daimon Engenharia e Sistemas, vencedora do processo seletivo de P&D lançado pela companhia. A tecnologia será entregue à Celesc Distribuição e disponibilizada à ANEEL, para viabilizar a definição de metas a todos os conjuntos de distribuidoras que tiverem suas bases de dados validadas pela agência reguladora.

O estudo apresentado será levado à ANEEL na próxima Consulta Pública referente ao tema, prevista para 2021, como forma de contribuir com o debate sobre a eficiência do setor de distribuição de energia elétrica do Brasil.

Como são definidas as metas dos indicadores DEC e FEC

Segundo o coordenador do projeto da Celesc, Maurício dos Santos Dutra, atualmente para definir as metas dos indicadores DEC e FEC, a agência reguladora utiliza os conjuntos de todas as distribuidoras do País, comparando-as entre si por meio da avaliação de sete atributos físico-elétricos, tais como percentual de vegetação em áreas de alta densidade, precipitação pluviométrica média anual, número de consumidores da classe industrial, entre outros: “No entanto, esse modelo não consegue capturar particularidades das regiões brasileiras, por isso conjuntos com realidades muito distintas podem acabar sendo comparados e ter suas metas definidas como fossem semelhantes”, avaliou Maurício.

Texto: Marcelle Fernandes | Edição: Heda Wenzel 

Imagem: Fonte: Google Images

Comunicação Celesc