Nesta segunda-feira (01/12), a Celesc anunciou a aquisição do Projeto da PCH Canoas, que prevê a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) entre os municípios de Curitibanos e São José do Cerrito. Este será o maior investimento da história da Empresa em geração de energia, que deverá ser da ordem dos R$ 300 milhões. As obras estão previstas para ocorrer entre 2028 e 2030.

Diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Elói Hoffelder, presidente Tarcísio Rosa, CEO da Statkraft, Thiago Tomazzoli, e CFO da Statkraft, Leoze Lobo, assinam termo de aquisição do Projeto da PCH Canoas.
A nova usina terá 30 MW de potência instalada e será construída em cascata com a PCH Pery, também operada pela Celesc, o que permitirá um trabalho coordenado entre os ativos, otimizando a geração, os custos de manutenção e fortalecendo a segurança operacional. “Esta é uma aquisição estratégica para a Companhia e está alinhada ao nosso Plano Diretor e à política de desenvolvimento da matriz energética com fontes renováveis”, afirma Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.
Com o negócio, a Celesc reafirma seu papel estratégico na expansão da geração de energia limpa em Santa Catarina. “É um projeto muito importante para a Celesc Geração, fortalece o Plano de Investimentos para Expansão do Parque Gerador da Companhia, por meio de energia limpa e renovável, além de viabilizar novas receitas para o Grupo”, conta o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Elói Hoffelder.
Sobre o Projeto Canoas
O Projeto Canoas foi vendido à Celesc pela multinacional norueguesa Statkraft Energias Renováveis. Atualmente, já foram emitidos a Licença Ambiental Prévia (LAP), pelo IMA, e o Documento de Registro e Seleção (DRS-PCH), pela ANEEL, do empreendimento. O próximo passo é consolidar o Projeto Básico e realizar os estudos necessários para obtenção da Licença Ambiental de Instalação (LAI).
Presente no ato de assinatura do fechamento da aquisição, realizado na sede da Celesc, em Florianópolis, o presidente da Statkraft Brasil, Thiago Tomazzoli, disse que a empresa tem compromisso com a gestão responsável de seu portfólio e visão estratégica para identificar oportunidades que fortalecem sua atuação no mercado brasileiro, contribuindo para o avanço da transição energética no país.

Legenda: Equipes da Celesc Geração e da Statkraft, durante assinatura do termo de aquisição do Projeto da PCH Canoas.

