noticias novo

Celesc abre as portas da Usina Maruim para a comunidade

Evento antecede o início das obras de reativação da estrutura

Neste sábado (18), a Celesc realizou o primeiro Portas Abertas de 2023. A centenária Usina Maruim, em São José, recebeu diversas atrações, e esteve aberta para a visitação da comunidade. Este foi o último evento antes do início das obras de reativação da usina.

Desde 9h até pouco depois das 16h, o público que esteve no Portas Abertas pôde prestigiar estandes de artesanato, visitação guiada à usina, exibição de projetos estratégicos da Celesc, como o dos Eletropostos – voltado para veículos elétricos -, contação de histórias, pintura facial e apresentações artísticas. Para a maior comodidade da população, houve transporte gratuito disponibilizado pelo município.

52755424006 f8bd8d3a37 cAtividades incluíram contação de histórias e pintura facial. Imagem: Roberto Zacarias/Secom.

“Nosso objetivo com o Portas Abertas é nos aproximarmos da sociedade e nos colocarmos à disposição dela. Em um evento como esse, podemos interagir e promover um ambiente de lazer. A Usina Maruim é um pedaço da história de Santa Catarina e do Brasil, ficou 50 anos adormecida, e vamos acordá-la. Este é um presente para a cidade de São José”, ressaltou o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa.

Além das atividades ao longo de todo o dia, os visitantes prestigiaram a banda Megawatt, composta por empregados da Celesc, e a apresentação da Banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. Uma solenidade também foi realizada com a presença do presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, do diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Ivecio Pedro Felisbino Filho, da diretora de Gestão Corporativa, Pilar Sabino da Silva, além do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, e do vice-prefeito, Michel Schlemper.

52755675304 53034ef11d cVice-prefeito e prefeito de São José, junto com o presidente da Celesc. Imagem: Roberto Zacarias/Secom.

"Viver o aniversário de São José ao lado da Celesc é uma grande honra e alegria. Principalmente porque a Celesc recebe a comunidade ao abrir as portas desta usina histórica, que logo voltará a gerar energia, e esta também é uma forma de preservar este patrimônio histórico, o meio ambiente e integrar a população”, frisou o prefeito Orvino de Ávila.

Filho de um ex-trabalhador da usina e morador da região do Sertão do Maruim, José Pedro dos Santos, 62, prestigiou o evento ao longo do dia. “É uma satisfação ver a usina aberta ao público e saber que ela vai voltar a funcionar. A usina significa muito para a nossa comunidade”, apontou.

O Portas Abertas, realizado com o apoio da Prefeitura de São José, integrou as celebrações do aniversário de 273 anos da cidade.

52755424391 de8e9d6b9f cImagem: Roberto Zacarias/Secom.

Usina será reativada e voltará a gerar energia

Com investimento de R$ 9 milhões, as obras para reativação da Usina Maruim têm previsão de término para o primeiro trimestre de 2024. Com a conclusão, a unidade voltará a gerar energia elétrica 52 anos após o encerramento de suas atividades, em 1972.

“A reativação da usina integra uma série de investimentos da Celesc na sua capacidade de geração, adicionando 1 MW ao nosso parque gerador, e mostra como um local histórico pode ser aproveitado para o benefício da comunidade. Atualmente, a energia gerada vai para o Sistema Interligado Nacional (SIN), mas a título de comparação, essa produção seria suficiente para atender duas mil unidades consumidoras”, pontua o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Companhia, Ivecio Pedro Felisbino Filho.

52755426991 301dd6eb7b cDiretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Ivecio Pedro Felisbino Filho, juntamente com a
gerente de Engenharia e Projetos, Estela Christina Muller. Imagem: Roberto Zacarias/Secom.

Inaugurada em 1910, a Usina Maruim foi construída para atender a iluminação das ruas e os principais prédios públicos de Florianópolis, além das cidades de São José e Biguaçu. Após 40 anos, a segunda usina mais antiga do estado já não supria a demanda energética da capital, e passou a alimentar apenas as duas cidades vizinhas. Sua desativação ocorreu em 14 de dezembro de 1972. Em 2005, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Naturaldo Município.

Confira mais imagens do Portas Abertas

52755425421 0a7a18a2cf cImagem: Roberto Zacarias/Secom.

52755668969 1da69e8966 cImagem: Roberto Zacarias/Secom.

52755913653 5111d053fe cImagem: Roberto Zacarias/Secom.