O que é padrão de entrada?
O que é o chamado kit postinho?
Para simplificar, podemos dizer que é o poste com caixa de medição incorporada. Desde 2015, ele foi estabelecido como padrão principal de entrada para as unidades consumidoras atendidas em 380V/220V.
No kit postinho, os componentes externos são instalados dentro do poste. Ou seja, a caixa que abrigava o medidor e era fixada no poste por cintas metálicas passou a ser embutida, assim como os eletrodutos, que também passaram a ser moldados internamente.
» Mais informações sobre o kit postinho:
Adquira o kit postinho apenas de fabricantes homologados pela Celesc. Você encontra a relação completa de fabricantes homologados e suas revendas na seção de Normas Técnicas - Padrão de Entrada.
Lembramos que o kit postinho é formado pelo poste, fiação, caixa para abrigar os medidores, disjuntores, Dispositivo Protetor de Surtos (DPS), haste de aterramento e conectores, além depeças menores. Os fabricantes homologados devem, obrigatoriamente, fornecer todos esses componentes montados, que devem ser assim disponibilizados aos consumidores nas revendas.
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Ao adquirir um kit postinho, você deve contratar um profissional habilitado para instalação conforme previsto na norma. Feito isso, solicite o pedido de nova ligação em uma de nossas lojas de atendimento ou pela Agência Web, encaminhando os documentos solicitados, e aguarde a vistoria. Caso seja uma Troca de Padrão entre em contato com o 08000 48 0120.
- Facilidade na compra do kit, que engloba todos os materiais necessários;
- Redução do tempo para aprovação do padrão e ligação do consumidor;
- Diminuição do número de não-conformidades com o padrão estabelecido;
- Redução do custo com novas vistorias;
- Aumento da segurança e da qualidade dos materiais utilizados;
- Redução do vandalismo nos padrões de entrada;
- Aumento da vida útil do padrão de entrada.
Caso encontre no mercado materiais que não estejam em conformidade com nosso padrão ou fornecedores vendendo kits incompletos, denuncie! Basta ligar para a nossa central de atendimento gratuita: 08000 48 0120.
Qual o prazo para atendimento a uma troca de padrão?
O prazo para atendimento, conforme artigo 91 da Resolução 1000/2021 ANEEL é de 5 (cinco) dias úteis, para realização da vistoria e instalação dos equipamentos de medição.
O que é necessário para mudar o medidor de local?
Depois que o novo padrão de entrada estiver concluído, é necessário que o titular da Unidade Consumidora informe a relação de equipamentos / eletrodomésticos de uso no local, por meio da declaração de carga, bem como nome completo, CPF e RG, telefone de contato e dados da conta de energia. De posse desses dados e documentos, entre em contato conosco pelo teleatendimento 08000 48 0120 ou dirija-se a uma loja de atendimento.
Acesse a planilha de declaração de carga
O que é necessário para trocar o tipo de medidor?
Contrate um eletricista de sua confiança para dimensionar corretamente a carga instalada e verificar se o padrão de entrada atende às normas técnicas da Celesc. Depois que o novo padrão de entrada estiver concluído, é necessário que o titular da Unidade Consumidora informe o tipo de medidor a ser instalado, a relação de equipamentos / eletrodomésticos de uso no local por meio da declaração de carga, bem como nome completo, CPF e RG, telefone de contato e dados da conta de energia. De posse desses dados e documentos, entre em contato conosco pelo teleatendimento 08000 48 0120 ou dirija-se a uma loja de atendimento.
Acesse a planilha de declaração de carga
Onde consigo mais informações sobre padrão de entrada?
Na área de Normas Técnicas, temos a Norma N-321.0001 – Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária de Distribuição, que estabelece os critérios que o padrão de entrada deverá seguir. Além dessa Norma, existe o Manual Simplificado do Padrão de Entrada, bem como outros documentos disponíveis para consulta e orientação. Acesse aqui a seção de Normas Técnicas.
Veja também:
Aferição de medidor