Geral

Notícias Celesc

04.01.12

Celesc e Governo do Estado assinam convênio para cabeamento subterrâneo de energia em Balneário Camboriú

Na próxima quinta-feira (5) às 11h, na Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, e o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, assinam convênio para as obras de cabeamento subterrâneo da energia elétrica na Avenida Brasil, entre as ruas 1011 e 1500. A previsão é que a obra custe em torno de R$ 7 milhões, com recursos do Governo do Estado. O processo de licitação deve estar pronto até março e ainda no primeiro semestre a obra deve ser iniciada para conclusão no final deste ano.

Vantagens – Além da questão estética, já que a região fica livre dos postes e fiações, o cabeamento subterrâneo traz mais segurança, pois elimina problemas causados à rede por vento, chuva e outras intempéries, além de acabar com o risco de abalroamento – uma causa importante de interrupção de energia.

Em Santa Catarina, a fiação subterrânea já foi implantada pela Celesc em localidades de Joinville, Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí. Estão em estudo o centro de Lages, Piratuba e outro trecho de Joinville.

Apesar dos benefícios, o cabeamento subterrâneo é mais caro que o aéreo, e não é implantado em larga escala pela Celesc porque o órgão regulador não reconhece esse tipo de investimento na tarifa – salvo casos excepcionais.