Distribuicao 01

Fatura

O que é o custo de disponibilidade do sistema cobrado na fatura?

Conforme o art. 98 da Resolução 414/2011 da ANEEL, é o valor mínimo faturável, aplicável ao faturamento de unidades consumidoras do Grupo “B”, de acordo com os limites fixados por tipo de ligação:

monofásica: valor em moeda corrente equivalente a 30kW/h; 
bifásica: valor em moeda corrente equivalente a 50kW/h; 
trifásica: valor em moeda corrente equivalente a 100kWh.

Os valores mínimos serão aplicados sempre que o consumo medido ou estimado (média) for inferior aos citados acima.

Por que meus vizinhos receberam a fatura e eu não?

Com a implantação do processo LIES (Leitura, Impressão e Entrega Simultânea), algumas situações impedirão a entrega da fatura pelo próprio leiturista, a saber:

• fatura com boleto bancário do Banco do Brasil;
• unidade consumidora com faturas agrupadas;
• unidade consumidora com estouro de leitura;
• unidade consumidora que tiver cobrança de reativo excedente.

Essas faturas serão apresentadas posteriormente na unidade consumidora pelos Correios, obedecendo ao calendário de faturamento de cada localidade.

Como consigo uma 2ª via da fatura?

Uma segunda via da fatura poderá ser impressa por meio da nossa Agência Virtual, com os números da unidade consumidora e CPF/CNPJ do titular ou, ainda, em uma unidade de atendimento presencial.

Estou tentando imprimir a fatura pela internet, mas dá uma mensagem de que existe divergência nos documentos do titular. O que faço?

Não é possível imprimir a fatura pela internet se o CPF/CNPJ do titular não constar no cadastro da unidade consumidora. Para possibilitar o acesso, ligue para o 0800 48 0120 e forneça o número da unidade consumidora e do CPF/CNPJ a ser cadastrado.

Como faço para consultar débitos?

A consulta de débitos pode ser feita por meio da nossa Agência Virtual, do teleatendimento 0800 48 0120 e nas unidades de atendimento presencial. Tenha em mãos o número da unidade consumidora e do CPF/CNPJ do titular.

A fatura impressa pela internet é cobrada?

Não.

Como faço para mudar a data de vencimento da minha fatura?

Ligue para o 0800 48 0120 ou procure uma unidade de atendimento presencial. A Celesc oferece 6 (seis) opções de vencimento, além do vencimento normal da fatura.

Paguei a mesma fatura duas vezes. A Celesc vai me devolver o valor?

Sim. O valor será devolvido na fatura seguinte à constatação do pagamento em duplicidade.

Se eu deixar de pagar alguma fatura, serei avisado?

Sim, a existência do débito será comunicada uma única vez, por meio de mensagem na fatura.

Onde posso pagar a fatura?

As opções de pagamento para a sua fatura podem ser visualizadas no nosso site, em Bancos e formas de pagamento .

Quando ocorre faturamento pela média?

De acordo com a Resolução 414/2011 da ANEEL, art. 87, o faturamento pela média aritmética dos 12 (doze) últimos meses ocorrerá quando houver impedimento ao acesso para leitura do medidor.

Por que minha conta de energia elétrica vem mais alta que a do meu vizinho, sendo que possuímos os mesmos equipamentos?

Apesar de os equipamentos serem os mesmos, deve-se observar alguns aspectos quanto à potência, marca e modelo de cada equipamento, hábitos e períodos de uso. O número de moradores da residência também influencia no consumo.